Bichectomia

BICHECTOMIA

O que é bichectomia?

A bichectomia é um tipo “simples” de cirurgia plástica para reduzir as bochechas, sendo possível retirar parcialmente toda gordura acumulada nas bochechas. Estas “bolsas de gorduras” estão localizadas ao lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula.

Os especialistas chamam essas gorduras da bochecha de “bolas de Bichat”, independente se a pessoa está acima do peso ou em forma, pois essas bolsas de gordura estão presentes no corpo inteiro e o procedimento de bichectomia é puramente estético. Este tipo de cirurgia pode ser feito por um cirurgião dentista especialista para ajudar na redução do volume da bochecha localizada na parte de baixo do rosto.

Qualquer pessoa pode fazer a bichectomia?

Antes, a bichectomia era indicada apenas para pacientes que mordiam as bochechas com frequência, situação que poderia se transformar em um câncer. Hoje a bichectomia  é uma opção de cirurgia para qualquer pessoa que se incomode com o tamanho das bochechas ou formato do rosto.

O paciente deve explicar o motivo de optar pela bichectomia antes de tomar a decisão, para que o dentista esclareça as dúvidas e ambos alinhem as expectativas.

A bichectomia é dolorosa?

Não. Desde que a bichectomia seja feita com anestesia local e o procedimento realizado por um cirurgião experiente e capacitado.

Qual a idade recomendada para fazer a bichectomia?

A bichectomia é sugerida ser feita em idade adulta onde o paciente possa decidir pela cirurgia. Caso seja menor de idade e ainda na fase da adolescência, a aprovação da bichectomia só deverá ser feita por escrito pelos responsáveis.

Porque tenho bochechas grandes?

Essa gordura acumulada nas bochechas estão associadas as mesmas gorduras produzidas pelo corpo e se acumulam em diversos lugares, mas a gordura das bochechas podem ser hereditárias ou adquiridas com o tempo e quando acumuladas podem alterar o formato do rosto, deixando o rosto arredondado.

Como é feita a bichectomia, quanto tempo leva?

A bichectomia pode ser feita com anestesia local, com ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes e o procedimento dura em torno de 40 minutos.

Quem inventou a bichectomia?

No século XIX, um anatomista francês, o Marie François Xavier Bichat, descobriu um tecido adiposo que se localiza entre os dois músculos da bochecha (o masseter e o bucinador).

A técnica de bichectomia foi descrita em 1980 e consolidada mundialmente no meio científico. Com os resultados proporcionados pela bichectomia a técnica chegou recentemente no País e vem sendo difundida e aplicada por dentistas no Brasil inteiro.

Por que a redução de bochechas leva o nome de bichectomia?

O nome bichectomia faz referência ao nome do anatomista Bichat e o corpo adiposo bucal (Buccal Fat Pad, em inglês) que é a composição gordurosa presente no rosto e principalmente nas bochechas.