Tratamento e prevenção da gengiva e ossos de sustentação em volta do dente

O que é Periodontia?

A periodontia é a especialidade da odontologia que previne e trata a gengiva, que são os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, a periodontia também cuida da parte óssea que sustenta o dente.

Periodontia também pode ser chamado o tratamento de raspagem que visa curar os processos inflamatórios e infecciosos da gengiva.

O cirurgião-dentista que faz parte de tal especialidade tem o poder de receitar medicamentos e pedir exames específicos aos seus pacientes.

Essa especialidade odontológica cuja finalidade é o tratamento das gengivas, tratando suas doenças e melhorando assim as condições de saúde tanto local (boca) como geral. Pacientes com diabetes, portadores de doenças reumáticas ou cardiológicas se beneficiam das melhorias das condições bucais pela remoção do tártaro, redução da placa e melhor higiene oral que diminuem a inflamação. Pode também auxiliar no tratamento estético das gengivas através de cirurgias reparadoras ou plásticas.

Alta-Implantes-Banner-Periodontia

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal é uma Infecção causada por bactérias que atinge os tecidos em volta dos dentes, conhecido também como o espaço entre a gengiva e o dente, também chamado de bolsa periodontal permitindo restos de alimentos e bactérias se acumulem nesta bolsa periodontal.

Quais são as causas da doença periodontal?

A periodontite se desenvolve como doença, a partir do instante em que a gengivite (inflamação e infecção das gengivas) não recebe tratamento. Esse descaso faz com que a infecção aliada a inflamação siga das gengivas para os ligamentos e ossos de sustentação dos dentes, os mesmos então ficam soltos e o paciente os perde.

A periodontite causa perda de dentes?

Sim. A periodontite causa perda dos dentes principalmente em adultos. Para se prevenir da periodontite é necessário remover a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova de dente. Além de uma visita ao dentista para fazer uma limpeza mais profunda ajuda a prevenir a periodontia.

Quais os sintomas da periodontite?

O sintoma mais comum da periodontite é o sangramento, porém outros sintomas devem ser observados, como:

• Alterações na posição dos dentes
• Mobilidade
• Retrações gengivais
• Retenções de alimento
• Inchaço da gengiva
• Gengiva avermelhada ou aspecto arroxeado
• Mau hálito e etc.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é realizado com a remoção da placa bacteriana, conhecida também como raspagem supragengival. Caso o avanço da doença seja alto é feito o mesmo procedimento e um alisamento radicular.

Se as bolsas periodontais do paciente forem profundas e os mecanismos que raspam não cheguem em sua totalidade, então o procedimento padrão visa realizar uma cirurgia periodontal.

É dolorido?

Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente, mas para todo o tratamento o paciente recebe anestesia, assim fica livre de dor.

Quanto tempo pode levar?

Tudo depende de como a doença aparece frente ao paciente. Se o grau for alto então pode levar mais tempo. Contudo apenas o profissional médico pode datar o tempo necessário após avaliação.

Qual o preço do tratamento?

O preço do tratamento pode variar de acordo com sua necessidade. Além disso o CRO órgão que rege as leis da Odontologia não aconselha passarmos preços para não criar falsas expectativas e nem promover comercio com um tratamento bucal. Deixamos aos interessados os contatos para fazerem uma avaliação orçamentária sem compromisso.

Quem realiza as avaliações para doenças periodontais?

O profissional indicado para realizar toda a avaliação é o cirurgião-dentista. Optamos por profissionais com muitos anos de experiência. A Alta Odontologia reúne os melhores profissionais para desempenharem da melhor maneira possível os tratamentos de doenças periodontais nos pacientes.

Que dia posso fazer minha avaliação?

Entre agora mesmo em contato com a Alta Odontologia e agende o seu horário, assim algum de nossos profissionais vai ajudá-lo no que for necessário.

Periodontia (tratamento de gengiva)
Periodontia (tratamento de gengiva)