Tratamento e prevenção da gengiva e ossos de sustentação em volta do dente

O que é Periodontia?

A periodontia é a especialidade da odontologia que previne e trata a gengiva, que são os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, a periodontia também cuida da parte óssea que sustenta o dente.

Alta-Implantes-Banner-Periodontia

O que é doença periodontal?

A doença periodontal é Infecção causada por bactérias que atinge os tecidos em volta dos dentes, conhecido também como o espaço entre a gengiva e o dente, também chamado de bolsa periodontal permitindo restos de alimentos e bactérias se acumulem nesta bolsa periodontal.

A periodontia causa perda de dentes?

Sim. A periodontia causa perda dos dentes principalmente em adultos. Para se prevenir da periodontia é necessário remover a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova de dente. Além de uma visita ao dentista para fazer uma limpeza mais profunda ajuda a prevenir a periodontia.

Quais os sintomas da periodontia?

O sintoma mais comum da periodontia é o sangramento, porém outros sintomas devem ser observados, como:
• Alterações na posição dos dentes
• Mobilidade
• Retrações gengivais
• Retenções de alimento
• Inchaço da gengiva
• Etc.

Especialidade odontológica cuja finalidade é o tratamento das gengivas, tratando suas doenças e melhorando assim as condições de saúde tanto local (boca) como gera. Pacientes com diabetes, portadores de doenças reumáticas ou cardiológicas se beneficiam das melhorias das condições bucais pela remoção do tártaro, redução da placa e melhor higiene oral que diminuem a inflamação. Pode também auxiliar no tratamento estético das gengivas através de cirurgias reparadoras ou plásticas.