O que é Mau hálito?

O hálito é o cheiro do ar que a pessoa expira pela boca. O hálito indesejável, característico ou repulsivo é chamado de mau hálito ou halitose. O mau hálito não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo está errado com seu organismo.

Geralmente, as pessoas não conseguem sentir seu próprio mau hálito. Por isso, é legal ter um amigo em quem você confie ou tenha intimidade para lhe avisar do mau cheiro. O sintoma de boca seca também pode indicar mau hálito.

Há um mito muito difundido de que o mau hálito vem do estômago, mas na maioria dos casos isso não é verdade, e acontece apenas em raros casos de diverticulose esofágica, uma doença que pode deixar o hálito do paciente com um odor caracteristicamente ácido, mas de forma passageira.

Mau hálito pode estar ligado à falta de higiene bucal e problemas de saúde

Causas de Mau hálito

As causas mais comuns do mau hálito são as de origem bucal (90 a 95% dos casos). Dentre elas, podemos citar a língua saburrosa e as doenças da gengiva quando não tratadas.

A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva.

Saiba mais: Mau hálito pode indicar problemas como refluxo, doenças hepáticas e diabetes

As doenças da gengiva, bem como várias outras causas de alteração do hálito podem incluir:

Dentes semi-inclusos

Excessos de tecido gengival

Feridas cirúrgicas

Cárie aberta e extensa

Próteses mal adaptadas

Abscessos

Estomatites

Miíase

Cistos dentígeros

Câncer de boca.

Todos os casos podem ser facilmente identificados e tratados (ou encaminhadas para tratamento) por um cirurgião dentista experiente.

Saiba mais: Seus hábitos favorecem o mau hálito?

As causas menos comuns do mau hálito são as de origem extra-bucal (5 a 10% dos casos), as quais incluem, quando por vias aéreas superiores, os cáseos amigdalianos. Quando de origem sistêmica ou metabólica, pode ocorrer em decorrência de outras condições, como:

Jejum prolongado

Ingestão de alimentos odoríferos (capazes de alterar o hálito)

Quadro de diabetes não compensado

Hipoglicemia

Alterações hepáticas, renais e intestinais.

Determinados fatores favorecem o aparecimento do mau hálito, tais como:

Respiração pela boca

Doenças em gengiva

Cáries extensas e profundas

Diminuição do fluxo salivar

Infecções de garganta

Quadros de diabetes descompensado

Doença dos rins

Doenças no fígado

Constipação intestinal

Dieta severa

Depressão

Alimentos odoríferos

Tabagismo

Ingestão de álcool.

Últimas perguntas sobre Mau hálito:

Alterações intestinais podem causar mau hálito?

Por que é comum apresentar mau hálito de manhã?

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Em geral, os portadores do problema não percebem que sofrem de mau hálito. Ser abordado por algum amigo ou membro da família pode ser um bom sinal de alerta, assim como os sintomas das doenças bucais citadas acima indicam a necessidade de uma consulta odontológica.

Diagnóstico de Mau hálito

O diagnóstico é obtido por meio de criteriosa anamnese e exame clínico, os quais devem incluir a análise de doenças em cavidade oral e análise objetiva do fluxo salivar, onde os possíveis fatores envolvidos na origem do mau hálito são avaliados.

Os exames para diagnóstico incluem exame físico do paciente, análise do fluxo salivar, questionários específicos e, em casos mais raros, exames de sangue e endoscopia.

Saiba mais: Estresse também pode estar por trás do meu hálito

Cuidados para prevenir o Mau hálito

É importante manter a higiene bucal adequada (principalmente o uso de fio dental), evitar o fumo e lembrar de que os líquidos antissépticos bucais não são eficazes para tratar o problema subjacente, apenas promovem alívio temporário.

Mau hálito
Mau hálito