Os tratamentos de ATM e DTM são indicados para pessoas que sofrem com alto grau de dor na mandíbula. Com o diagnóstico feito pelo dentista é possível iniciar os cuidados. Cada pessoa é diferente e os tratamentos podem partir por diversos caminhos, como pelo uso de medicamentos: relaxantes musculares, aspirina, analgésicos ou anti-inflamatórios. Podem ser empregados técnicas de cuidados contra o bruxismo, para os que rangem os dentes, assim o paciente usa placas de mordida, trabalhos de relaxamento facial.

altaodontologia-ATM-DTM

Para aumentar o alivio da dor pode se usar a Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) que usam pequenas correntes elétricas de baixa tensão.

Em graves casos de dor e fortes alterações na ATM é indicado cirurgia.

A ATM – Articulação Temporomandibular é a articulação que une toda a mandíbula ao crânio.

A DTM – Disfunção Temporomandibular são os problemas que essa mesma articulação passa. O trabalho dela visa mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Muitos pacientes relatam sentir a mandíbula fora do lugar, com estalos e travamentos.

Quais são os sintomas da DTM?

São inúmeros os sintomas, mas os mais comuns passam por:

• • Dores de cabeça parecida com enxaqueca;

• • Olhos apresentam dor e pressão;

• • Dores de ouvido;

• • Estalos ao movimentar a mandíbula;

• • Mandíbula parece desencaixar ao se mexer a boca;

• • Dores quando se abre ou fecha a boca;

• • Mandíbulas que “ficam presas” ao mastigar.

Quais são as causas?

As causas para o surgimento da DTM passam por problemas musculares na mandíbula ou na articulação em si.  Abaixo verão os tipos da DTM, o que impacta diretamente na forma de suas causas. O dentista é o profissional certo para explicar cada caso especificamente.

Só existe um tipo de DTM?

Não. São cinco tipos diferentes e suas divisões são assim:

• DTM Miogênica: As causas são ligadas a alterações musculares, os músculos mastigatórios se enfraquecem, entretanto o maior grau de afetados indicam forte tensão no local;

• DTM Artrogênica: Essa DTM se dá por causa de inflamações ou degenerações da articulação têmporomandibular;

• DTM Neurogênica: Tipo marcado por alterações da condução do estímulo elétrico dos nervos até os músculos, ou seja, ela passa a sentir contrações involuntárias na região da mandíbula;

• DTM Psicológica: Fatores psicológicos distintos são as principais causas;

• DTM Mista: É a pessoa que tem a mistura dos outros quatro tipos ao mesmo tempo.

É dolorido o tratamento de DTM?

Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente, mas com o cuidado do dentista, o objetivo é acabar com as dores que você está sentindo.

Quanto tempo pode levar?

Apenas o dentista poderá datar um tempo certo. Com a avaliação dele, o tratamento já se inicia para que assim você recupere qualidade de vida e saúde na mandíbula.

Qualquer um pode passar por esse tratamento?

O tratamento é indicado para pacientes diagnosticados com DTM. Qualquer dúvida sobre ter ou não o problema é só agendar a sua visita para uma avaliação.

Existe algum risco?

O maior risco é não procurar ajuda médica e ficar horas e horas com fortes dores. Com a ajuda do profissional médico, o paciente vai recuperar a saúde no ato de movimentar a mandíbula.

Qual o preço desse tratamento de DTM?

O preço do tratamento de DTM pode variar de acordo com sua necessidade, pois para cada pessoa é preciso atender um caso distinto. Além disso, o CRO órgão que rege as leis da Odontologia não aconselha passarmos preços para não criar falsas expectativas e nem promover comercio com um tratamento bucal. Deixamos aos interessados os contatos para fazerem uma avaliação orçamentária sem compromisso.

Quem realiza as avaliações para o tratamento de DTM?

O profissional indicado para realizar toda a avaliação é o cirurgião-dentista. Ele está capacitado a cuidar do seu problema. A Alta Odontologia reúne os melhores profissionais para desempenharem da melhor maneira possível o trabalho com carga imediata nos pacientes.

Que dia posso fazer minha avaliação?

Entre agora mesmo em contato com a Alta Odontologia e agende o seu horário, assim algum de nossos profissionais vai ajudá-lo no que for necessário.

Tratamento de ATM e DTM
Tratamento de ATM e DTM